Recadastramento biométrico pode ser feito em mais duas prefeituras-bairro

Dois novos pontos de Salvador vão servir como locais para recadastramento biométrico: as prefeituras-bairro do Cabula e da Barra-Pituba. Agora, serão sete prefeituras-bairros recebendo eleitores para o serviço. O atendimento é feito em seis guichês em cada uma das novas unidades e o agendamento deve ser feito previamente pelo site do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

Ao todo, agora, a prefeitura oferece 41 guichês nas sete prefeituras-bairro para o recadastramento – além das já citadas, Subúrbio, Cidade Baixa, Pau da Lima, Valéria e Itapuã. As da Liberdade e Cajazeiras já estão em fase de preparação para receber os equipamentos do TRE e devem também oferecer o serviço em prazo estimado de dez dias. 

O diretor-geral das prefeituras-bairro, Júnior Magalhães, espera que até dezembro 500 mil pessoas tenham feito o recadastramento biométricos nas unidades do município. “Tem sido um grande serviço prestado à cidade, pois seria muito difícil para a população carente sair de seus bairros para fazer o recadastramento. Não é uma obrigação nossa, no entanto, houve uma mobilização no sentido de disponibilizar espaço, internet e mobiliário para viabilizar o atendimento. Com isso, a Prefeitura de Salvador sai na frente”, diz.

Documentos
Quem for fazer o recadastramento precisa deve levar documento original com foto (RG, CNH, carteira profissional ou passaporte) e comprovante de residência recente (até três meses) em nome do solicitante ou de algum parente (nesse caso, é necessário comprovar o parentesco). Quem teve dados cadastrais alterados, com casamento ou separação, por exemplo, deve levar documento que comprove as mudanças.

Quem tiver débitos com a Justiça Eleitoral precisa antes do recadastramento quitá-los. Para isso, basta acessar o site do TRE e, por meio do menu principal, seguir o caminho: Eleitor > Débitos do eleitor. Consultada a multa, é preciso pagar o valor determinado e levar o comprovante. 

O recadastramento é obrigatório e deve ser feito até 31 de janeiro de 2018. Quem não o fizer, pode ter o título cancelado. 

Serviço
Prefeitura-bairro Barra-Pituba
Rua Marquês de Monte Santo, 300 – Rio Vermelho

Prefeitura-bairro Cabula
Rua Silveira Martins, 185 – Cabula

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *